Logo
Imprimir esta página

Embratur divulga Brasil como destino turístico LGBT na Espanha

Avalie este item
(0 votos)
Workshop com agentes de viagens de Madri Workshop com agentes de viagens de Madri

Embratur apoia a ação “¡Trae Tus Colores!”, que tem como objetivo mostrar os atrativos turísticos do Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte ao mercado LGBT espanhol

 

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) mostra aos espanhóis os atrativos turísticos brasileiros do segmento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Transgêneros e Travestis) em encontro com agentes de turismo e jornalistas na Espanha. A iniciativa chamada de “¡Trae Tus Colores!”, aconteceu em Madri e Valência, encerrando-se neste fim de semana (27 e 28), e conta com a presença de cerca de 90 pessoas. As ações tiveram início dia 16 de dezembro e ocorreram em dias intercalados.

“Esse é mais um passo importante para fortalecer o Brasil dentro do turismo LGBT e elevar sua participação em um dos mais relevantes segmentos de mercado de viagens no mundo”, explicou o presidente da Embratur, Vicente Neto. “É importante parcerias que se preocupem com o bem receber desses turistas e com uma política estabelecida para o público LGBT que vem crescendo a cada ano”, completou.

O “¡Trae Tus Colores!” tem como objetivo divulgar ao mercado LGBT espanhol os atrativos de três destinos brasileiros: Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). Brasília está levando a arquitetura, o turismo cívico e a parada do Orgulho LGBTs, o maior ato de direitos humanos da região. Já Belo Horizonte será mostrada como cidade moderna, com várias opções para visitas, tais como o Circuito Cultural Praça da Liberdade (com 12 espaços artísticos) e terceira cidade brasileira com mais estabelecimentos voltados ao segmento LGBT.

O Rio de Janeiro é vencedor de muitas pesquisas no segmento, aparece como um dos destinos mais desejados. Será evidenciado pelas belezas naturais, diversidade cultural e pelo segundo maior roteiro LGBT do País.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo, o público LGBT representa 10% dos viajantes e movimenta 15% do faturamento do setor. Além disso, enquanto o mercado mundial de turismo cresce 3,8% ao ano, o segmento avança a 10,3%.

“Notadamente é um segmento que possui um grande potencial para a geração de divisas para o Brasil, pois apresenta gastos per capita mais elevados, em média 30% superior, que o turista heterossexual. Nosso objetivo é ampliar a visibilidade e a participação do Brasil no segmento turístico LGBT mundial, aumentando a entrada de visitantes e de divisas por meio dessa parcela de turistas”, ressaltou Neto.

 

BRASIL COMO DESTINO LGBT

 

Hoje, o Brasil é um dos países mais procurados na América do Sul pelos turistas LGBTs. Com a realização de mais de 180 Paradas LGBTs por ano, o País oferece cultura, lazer e entretenimento, bem como aquisição de artigos de luxo.

Em busca de promover o Brasil como destino LGBT, a Embratur tem desenvolvido a promoção internacional do segmento baseada em dois eixos: participação em feiras e eventos internacionais, com destaque para a Conferência Anual da IGLTA (International Gay and Lesbian Tourism Association), que em 2012 foi realizada pela primeira vez no hemisfério sul, em Florianópolis, e em 2013,em Chicago, EUA; e ainda no apoio à estruturação do trade que opera o receptivo no Brasil, em parceria com a ABRAT-GLS (Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes), associação que lidera o segmento no mercado turístico brasileiro.

Nos anos recentes, o Brasil avançou em sua legislação sobre o respeito ao reconhecimento e a proteção dos direitos LGBT. A capacitação de destinos brasileiros, tanto institucional como comercial, tem consolidado os destinos gay friendly, e expandido o interesse por parte de municípios a tornarem aptos a receber o turista LGBT.

Copyright © 2014 - Construindo Uma Cidade Turistica - Todos os direitos reservados