Construindo Uma Cidade Turistica

A+ A A-

Lei do Estado do Rio Grande do Sul reconhece o Roteiro “Caminho das Missões”

Avalie este item
(0 votos)
Lei Nº 15.174, de 8 de maio de 2018 reconhece como de relevante interesse cultural e turístico do Estado do Rio Grande do Sul o roteiro turístico Caminho das Missões, que é o ato de andar a pé ou de bicicleta pelas velhas estradas dos Jesuítas e Índios Guaranis, reconhecendo os locais onde o Estado do Rio Grande do Sul começou a partir de 3 de maio de 1626.
 
Através da experiência jesuítico-Guarani é que se introduziu o gado no estado em 1634. O churrasco que tanto gostamos foi estabelecido desde aquela época. O chimarrão passou do mundo nativo para a comunidade gaúcha através daquele período.
 
Andar por estas terras é o que milhares de turistas têm feito no solo vermelho das Missões há 16 anos. Entre cidades, Patrimônios Culturais da Humanidade, sítios arqueológicos, museus, paisagens e cultura do mundo gaúcho, o que permite um verdadeiro mergulho na formação da América Latina.
 
As Missões foram descritas por muitos escritores de nível mundial – foram constituídas pelos jesuítas a partir das utopias de Morus, Bacon e Campanella. O Padre Lugon, em seu livro, disse que foi a mais original das sociedades realizadas. Paul Lafargue, em conjunto com Bernstein, Kautski, Plechanov explica que o projeto constituiu um das experiências mais extraordinárias, que jamais tiveram outro lugar. Também Charlevoix e Muratori reconheceram-na como um modelo sem precedentes de sociedade cristã. A revista Lês Lettres Edificantes et Curieuses, dirigida pelos jesuítas, comparava os guaranis aos primeiros cristãos e descrevia suas comunidades como a realização ideal do cristianismo. Voltaire afirmou que o projeto Jesuítico-Guarani foi um “triunfo da humanidade”. Montesquieu chamou de “primeiro estado industrial da América”. A verdadeira história do cooperativismo começaria nas Missões. Lendo os escritos do presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, Vergílio Périus, defende as ideias do estudioso Rafael Carbonell de Masy, de que é chegada a hora de resgatar a verdade sobre a origem da primeira cooperativa, surgida em 1627, nas Reduções Jesuítico-Guarani.
 
Desde 2002, roteiros de 14 dias partem de São Borja, de 8 dias de São Nicolau e de 3 dias de São Miguel, sempre chegando em Santo Ângelo. Muito mais que um passeio turístico o Caminho das Missões é um roteiro interativo, onde a superação dos desafios pessoais proporcionam uma experiência inigualável de liberdade e autoconhecimento.
 
No ano passado começaram as caminhadas internacionais a partir da Argentina com 18 dias. Em 20 de agosto de 2018 se lançará o roteiro de 29 dias do Caminho das Missões, com cerca de 800 quilômetros em caminhada que sai da primeira redução de 1609, San Ignácio Guazú, Paraguai – passando pela Argentina – chegando ao Brasil na cidade de Santo Ângelo, última redução dos 30 povos do ano 1707.
 
Pesquisa indicou o que os peregrinos pensam sobre as caminhadas: “trouxe-me uma experiência indescritível do ponto de vista emocional, testando limites do corpo físico e alimentando o corpo espiritual com toda a atmosfera que inunda o caminho. Preenche-nos de forma a desfrutarmos sensações inexplicáveis”. Outro diz: “como turismo, paisagens fantásticas de coxilhas com plantações e reservas de matas que nos fazem sublimar o cansaço
 
e desgastes. Vale apena!”. “Aprendi com longas caminhadas que precisamos muito menos do que carregamos na vida. Hoje procuro ser mais leve, viver mais leve, andar mais leve. Essa caminhada é um marco em minha vida”. “É uma experiência única, onde se pode sentir o desvencilhamento de tudo aquilo que incomoda o interior da gente... Essa viagem foi intensa, única e transformadora. Saí do Caminho das Missões com a certeza de que vou voltar”. “Mudou os conhecimentos históricos referentes à vida dos Guaranis e Jesuítas, além das características da cultura gaúcha e seu povo acolhedor”.
 
O Caminho das Missões pode ser feito durante o ano todo e deve ser agendado de forma individual ou participar de grupos em datas de saídas específicas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., ou pelo telefone 55.3312.9632. Maiores informações podem ser buscadas na página www.caminhodasmissoes.com.br.
 
LEI Nº 15.174, DE 8 DE MAIO DE 2018
 
Reconhece como de relevante interesse cultural e turístico do Estado do Rio Grande do Sul o roteiro turístico Caminho das Missões e dá outras providências.
 
O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.
 
Faço saber, em cumprimento ao disposto no artigo 82, inciso IV, da Constituição do Estado, que a Assembleia Legislativa aprovou e eu sanciono e promulgo a Lei seguinte:
 
Art. 1º É declarado de relevante interesse cultural e turístico do Estado do Rio Grande do Sul o roteiro turístico Caminho das Missões.
 
Art. 2º O roteiro turístico Caminho das Missões fica incluído no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul.
 
Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
 
PALÁCIO PIRATINI, em Porto Alegre, 8 de maio de 2018.
 
JOSÉ IVO SARTORI,
 
Governador do Estado.
 
 
 
José Roberto de Oliveira
 
Pesquisador
 
55.9.9638.6360
Entre para postar comentários

Visit the new site http://lbetting.co.uk/ for a ladbrokes review.

5.png0.png0.png1.png5.png5.png

Copyright © 2014 - Construindo Uma Cidade Turistica - Todos os direitos reservados