Logo
Imprimir esta página

Balanço Turístico após a Copa

Avalie este item
(0 votos)

O Ministério do Turismo realizou uma pesquisa entre os visitantes da Copa. Entre os itens mais bem avaliados, ficou a hospitalidade com 98% de aprovação; a gastronomia com 93%; e a intenção de retornar ao Brasil com 95%. Foram cerca de um milhão de turistas estrangeiros e mais de três milhões de brasileiros que circularam pelas 12 cidades sedes do mundial..

Segundo a pesquisa, itens como infraestrutura, segurança pública, alimentação e atendimento foram aprovados pelos turistas estrangeiros e domésticos.

O estudo mostra ainda que o Mundial beneficiou algumas regiões  próximas  das cidades sede. Os turistas estrangeiros estiveram em 378 municípios brasileiros além das cidades que sediaram jogos. Ex. Em Torres foram recepcionados em torno de mil estrangeiros no período.

Em relação aos estrangeiros, cerca de 61% estiveram no país pela primeira vez, e para 93%, a copa foi o principal motivo de sua viagem. E 96% dos jornalistas entrevistados recomendariam outras pessoas a visitar o Brasil. A menor pontuação dos entrevistados foi para a sinalização turística.

No período da copa foram registrados mais de 16 milhões de passageiros aéreos dentro do território brasileiro, sendo o aeroporto de Guarulhos o que mais recebeu passageiros.

Na mídia mundial, houve algumas críticas negativas, a exemplo do Jornal “Le Monde” que destacou que o país tem uma longa conta para pagar com a copa e que conseguiu ocultar os bolsões de miséria. O “The New York Times”  publicou que a copa foi bem organizada e que o povo foi acolhedor, mas o desempenho do Brasil nos jogos foi muito abaixo da expectativa mundial. Já os   jornais britânicos, antes da copa, anunciavam que os torcedores poderiam encontrar cobras a caminhos dos jogos (que absurdo)...

Em relação ao povo Brasileiro, observamos que o assunto copa não se resumiu aos jogos, pois o povo debateu suas prioridades e fez manifestações por melhorias padrão FIFA. O que ficou então foram grandes lições, tais  como: aprender a perder, ter disciplina, trabalhar em equipe, aprendeu o exemplo da educação Japonesa recolhendo o lixo do campo, etc.. .

E enfim, com este balanço percebe-se que o país fez uma excelente copa, deixando-se a pergunta no ar...  e se podemos fazer um evento deste porte o que mais poderíamos fazer se não tivéssemos medo de fazer??

 

Ivone Ferraz

Construindo uma Cidade Turística traz as notícias do turismo nacionais e internacionais, cobertura de eventos e destinos visitados, gastronomia e social.

Fone: 51 98354979

Website.: www.construindoumacidadeturistica.com/ E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais recentes de Ivone Ferraz

Copyright © 2014 - Construindo Uma Cidade Turistica - Todos os direitos reservados