Construindo Uma Cidade Turistica

A+ A A-

Apelo Turístico

Avalie este item
(0 votos)

Nestes vários anos como profissional do turismo, fico analisando alguns fatores que proporcionam o fortalecimento da atividade turística de um local.

Penso que só se cobiçamos aquilo que vemos. Para produtos turísticos isso também se aplica. Quando viajo a trabalho, vejo em vários pontos destas cidades pessoas vendendo os passeios, roteiros, entrada de eventos, seja em restaurantes, nos hotéis, seja nos meios de comunicação (revistas, rádios, Tvs, etc...). Tem se assim, um processo que denomino de “apelo turístico”, que vem a ser o conjunto de ações para “vender” a cidade. 

 

Todo este processo gera curiosidade nos visitantes, criando o desejo de consumirem os passeios, tirar fotos, publicar e para depois falarem suas experiências para as pessoas do local onde vivem.

Mas este apelo turístico, também pode ser feito através de ícones ou personagens idealizados por suas vidas. Exemplo disto é a figura de Carlos Gardel em Buenos Aires, onde, em praticamente  todos os locais da cidade (restaurantes, bares, hotéis) contém imagens ou alusão a vida deste artista boêmio que popularizou o Tango na cidade Portenha. Esta situação leva milhões de turista a Buenos Aires para verem e sentirem os famosos  Tangos de Carlos Gardel, movimentando artistas e casas noturnos em toda cidade. 

Outros lugares também se utilizam destes apelos turísticos, citando-se como exemplo no Brasil a cidade de São Paulo,  eleita recentemente como a melhor cidade para se visitar no país.  Outras cidades na Bahia e Ceara também tem este posicionamento. 

Aqui próximo em Tramandaí também tem exemplo de apelo turístico vinculado a Festa do Peixe – pela cidade encontram-se vários monumentos e expressões para instigar as pessoas a virem na festa do Peixe. Outras cidades no estado também se utilizam destes apelos, como em Gramado em relação ao Festival de Cinema em Gramado. 

A questão de atratividade turística, então, passa pelo conjunto de ações do destino, criando-se com originalidade seu próprio apelo Turístico. Torres tem nas falésias seu apelo Turístico mais forte que faz nosso veraneio ser um dos mais concorridos do Estado. Porém, terminada a temporada seguem-se 10 meses de verdadeiro “inverno” econômico com mais de 5 mil demissões em 1º de março – O desafio será criar aqui “nosso” apelo turístico para todas épocas do ano e atrair turistas do mundo todo para curtirem o que temos de bom no ano todo.

Ivone Ferraz

Construindo uma Cidade Turística traz as notícias do turismo nacionais e internacionais, cobertura de eventos e destinos visitados, gastronomia e social.

Fone: 51 98354979

Website.: www.construindoumacidadeturistica.com/ E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Entre para postar comentários

Comentários

Facebook

Usuário

Visit the new site http://lbetting.co.uk/ for a ladbrokes review.

3.png8.png4.png5.png4.png0.png

Copyright © 2014 - Construindo Uma Cidade Turistica - Todos os direitos reservados