A religiosa cidade de Santa Cruz, localizada 111 km da capital do Rio Grande do Norte tem sua formação baseada em princípios de fé e do sagrado. Segundo a lenda, um santo missionário, tomando conhecimento da abundância na região da árvore Inharé, tida como sagrada, cortou alguns galhos e deles fez uma cruz que passou a abençoar a cidade, tornando-a protegida de malefícios e calamidades.
Com o seu turismo religioso, a cidade de Santa Cruz do RN é atualmente um dos destinos mais visitados do Rio Grande do Norte e do Nordeste. A cidade possui a maior estátua católica do mundo, de Santa Rita de Cássia (padroeira do município). Desde que foi inaugurado há quatro anos, o Complexo Turístico Religioso Alto de Santa Rita de Cássia, no topo do Monte Carmelo, já recebeu mais de 1 milhão de visitantes.
A cada ano, o número de visitantes impulsionados a conhecer pontos turísticos e celebrações religiosas aumenta. Os dados preliminares do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo apontam que cerca de 17,7 milhões de brasileiros viajaram pelo País, motivados pela fé. Santa Cruz do RN está investindo para estar apta a receber, esse crescente público. A cidade em breve contará com um Teleférico que transportará turistas do Centro da cidade até o Santuário.