Construindo Uma Cidade Turistica

A+ A A-

“A Copa é um multiplicador de conhecimento. Temos que aproveitá-la”, diz diretor do MTur

Avalie este item
(0 votos)

A partir do monitoramento do fluxo de turistas durante a Copa do Mundo, o Ministério do Turismo consegue mapear quase que exatamente a imagem que os torcedores nacionais e internacionais levaram das cidades-sede. Neste contexto, sabe-se, por exemplo, que 96% dos visitantes que passam pelo Brasil o consideraram um excelente país turístico. Brasília foi um dos destinos que contribuíram para a aprovação e receber avaliações positiva praticamente unânime, segundo o diretor de Estudos e Pesquisas do MTur, José Francisco de Salles.

O diretor foi o primeiro palestrante do Seminário Internacional de Oportunidades Pós-Copa para o Distrito Federal, que começou nesta quarta-feira (10), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Segundo dados da pesquisa apresentada, apenas 25% dos entrevistados na Copa da África conheciam Brasília. Hoje, 93% dos visitantes que passaram pela cidade desejam voltar em outras ocasiões.

“O Mundial é um multiplicador de informações. Temos que aproveitá-la. Nós que estávamos aqui durante 
os jogos cimos que os turistas se surpreenderam com o que encontraram em Brasília”, afirmou Salles.  

O diretor reforçou que as iniciativas pública e privada devem aproveitar o momento para investir. “Nós passamos a ser muito conhecidos no mundo inteiro, as pesquisas mostram com clareza. Fomos aprovados quase com nota 10, nos aspectos como infraestrutura geral e infraestrutura turística. Empresários e iniciativa pública de Brasília e as demais capitais brasileiras devem aproveitar o espaço de visibilidade não a médio e longo prazo, mas a curto e curtíssimo prazo” alertou.

De acordo com a experiência do diretor, as áreas que tiveram e deverão continuar a ter mais sucesso são a hotelaria, gastronomia e agências de receptivo. Um dos pontos que favoreceu foi a facilidade de acesso por parte dos turistas. “Temos uma infraestrutura em hotéis muito próxima. Quase tudo pode ser feito a pé no centro da cidade”, lembrou.

Apesar da concentração no Plano Piloto, Salles ressaltou que outras áreas foram beneficiadas, inclusive no Entorno. As pesquisas mostraram que 45% dos torcedores visitaram os atrativos turísticos do Distrito Federal e de 15 cidades próximas.

Para o diretor do MTur, a oportunidade agora é para continuar a investir  na captação de grandes eventos. Segundo José Francisco Salles, a Capital Federal possui uma estrutura esportiva multiuso que deve ser explorada. Além disso, a área cultural da cidade tem se desenvolvido e já é um importante instrumento de potencialização do Turismo local.

Entre para postar comentários

Visit the new site http://lbetting.co.uk/ for a ladbrokes review.

5.png0.png3.png9.png3.png1.png

Copyright © 2014 - Construindo Uma Cidade Turistica - Todos os direitos reservados