Neste feriado de Carnaval, nos 121 quilômetros de rodovias administradas pela Triunfo Concepa, caiu em 30,7% o número de feridos em acidentes, se comparado com o Carnaval do ano passado. Em 2015 houve 13 feridos, enquanto neste ano foram nove. Assim como em 2015, não houve nenhum óbito durante o feriado. Os dados levam em consideração o período da sexta-feira (5) ao meio-dia desta quarta-feira de Cinzas (10).
Os dados apontam também que houve redução de 14,2% no número de acidentes com vítimas. Foram seis no feriado deste ano contra 7 no ano passado. Por outro lado, houve oito acidentes a mais neste Carnaval: 43 em 2016 contra 35 em 2015. O mesmo ocorreu quando se trata de panes nos veículos: neste Carnaval foram 34% a mais que no Carnaval passado (962 contra 1.288).
No sábado (6) a Free Way registrou tráfego recorde em um único dia nos últimos 19 verões (período da concessão), quando passaram 83 mil veículos na praça de pedágio de Santo Antônio da Patrulha no sentido litoral. Pela primeira vez a concessionária, em ação conjunta com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), transformou o acostamento em faixa adicional para tráfego no sentido litoral.
Mesmo com a operação inédita, não houve acidentes significativos no trecho - apenas uma saída de pista sem danos aos usuários do veículo. "Apostamos nesta operação porque, em que pese existam motoristas inconsequentes, a grande maioria dos nossos usuários soube usar a faixa adicional da melhor forma possível, respeitando as regras estabelecidas e trabalhando em conjunto com a concessionária, PRF e ANTT", afirma o gerente de Engenharia e Operações da Triunfo Concepa, eng. Fábio Hirsch. Para que a liberação ocorresse, o acostamento passou de 3 para 3,4 metros do quilômetro 75, próximo ao trevo da Free Way com a ERS-118, até o quilômetro 60, em Gravataí.