Evento em Florianópolis discutiu legado deixado no País com a realização de grandes eventos e debateu as tendências e as inovações do setor
Encerrou-se no último sábado, o COCAL 2015 (Congresso da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina). A 32ª edição do Congresso foi captada para Florianópolis com apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e aconteceu entre os dias 5 e 7 de março na capital catarinense.
A chefe de gabinete da Embratur, Kátia Bitencourt, participou do congresso e falou sobre o legado deixado ao País com a realização de grandes eventos como a Copa do Mundo. “O Brasil esperava 500 mil turistas, mas recebeu 1 milhão de 203 países; 48 milhões de fotos foram compartilhadas nas redes sociais e tudo isso ajudou o Brasil a ser mais conhecido no exterior”, comentou Kátia.
O congresso foi considerado um sucesso pelos realizadores. Teve a participação de 553 pessoas de mais de 20 países. Entre painéis, workshops, palestras, reuniões temáticas e eventos sociais, foram realizadas mais de 35 atividades diferentes durante os três dias do evento. “O resultado foi extraordinário, realizamos aqui o maior congresso dos últimos 10 anos”, afirmou a presidente da Federação das Entidades, Alisson Batres. Segundo ela, o objetivo principal de escolha do local do congresso – que é fortalecer o destino – foi amplamente atingido.
A presidente da ABEOC Brasil, Ana Claudia Bitencourt, demonstrou que o país e, mais especificamente Florianópolis, foram beneficiados com a COCAL 2015. “Reunir profissionais de 20 países foi produtivo. Muitos visitaram Florianópolis pela primeira vez, conheceram in loco o potencial e, certamente, trarão mais eventos para cá.
O público foi fiel até o final. Na última palestra do congresso, sobre Tendências no Setor de Eventos, o auditório continuava lotado. “A programação foi o ponto alto, e o público saiu daqui conhecendo as tendências e as principais novidades do mercado de eventos”, explicou a presidente do Congresso, Anita Pires.