A diretoria da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), juntamente com o presidente Alexandre Sampaio, prestigiaram, na última segunda-feira (23), a solenidade de abertura do Salão Sabores 2015 - 15º Salão Técnico de Negócios em Gastronomia no Espírito Santo. Com o tema “Cozinhar é muito mais do que fazer comida”, o evento aconteceu em Vitória entre os dias 23 e 24 de novembro.
Estiveram presentes na solenidade de abertura o presidente do Sindbares e da Abrasel ES, Wilson Calil, Alexandre Sampaio, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB-ES), o Secretário de Turismo do Espírito Santo, José Sales e o superintendente do Sebrae, José Eugênio Vieira.
Na ocasião, o prefeito Luciano Rezende assinou decreto que cria quatro polos gastronômicos na capital Vitória. O prefeito disse, em seu discurso, estar cumprindo uma promessa de campanha que foi a de impulsionar o turismo como gerador de emprego e renda na capital. “O segmento de alimentação fora do lar é o que mais emprega em Vitória, mais até que a construção civil”, informou Rezende.
Para o presidente do Sindbares, Wilson Calil, o Brasil investe pouco em turismo em comparação a outros países. Calil fez um apelo ao trade capixaba para se unirem e mostrarem às autoridades a importância do turismo como fator de desenvolvimento.
Alexandre Sampaio, em seu discurso, ressaltou a importância do trade sensibilizar as casas legislativas da importância da aprovação dos projetos que impulsionam o turismo. “O turismo precisa ser entendido como um setor capaz de gerar renda, emprego e riqueza”, declarou Sampaio.
O evento, já consolidado no Espírito Santo, atrai diversos públicos como profissionais dos segmentos de bares, restaurantes, hotéis e similares e caravanas do interior do Estado, além de gourmands, pessoas interessadas pelo universo gastronômico, como críticos e curiosos, que poderão trocar ideias com o público especializado, realizar networking e potencializar novos negócios.