Instituto foi convidado pela Frente em Defesa do Turismo no Congresso Nacional
Em busca de alternativas para o desenvolvimento, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (Frentur) e a União de Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) realizam, no dia 29 de maio, o seminário “Turismo como fator de desenvolvimento”. O evento acontecerá na cidade de Itu (SP) e será o primeiro de uma série de debates com foco no turismo do interior.
A convite do presidente da Frente, deputado federal Herculano Passos (PSD-SP), o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vicente Neto, assegurou a participação do Instituto no evento e parabenizou a iniciativa. “É importante debater e desenvolver outros nichos como o Ecoturismo, o de Aventura, o Cultural e o Religioso, muito importantes na região de São Paulo. Eles são opções para o Turismo de Sol e Praia e ampliam o leque de produtos que potencializam a promoção do Brasil lá fora”, disse Neto.
Herculano Passos, que já presidiu outras entidades em prol do desenvolvimento do turismo, acredita que a atividade é o caminho para o melhor desenvolvimento do País. “Eu entendo que o turismo só traz coisa boa. Para isso precisamos trabalhá-lo de forma correta e fazer as adaptações necessárias para o seu desenvolvimento”, disse.
Durante todo o dia 29 de maio, os participantes debaterão sobre o apoio ao crescimento econômico e sustentável do estado de São Paulo, associativismo, Plano Diretor de Turismo, rede hoteleira e interiorização de eventos, assunto considerado de extrema relevância pelo presidente da Embratur. Ele relembrou o caso da Copa do Mundo, quando apenas 12 cidades foram sede, mas 491 municípios foram visitados durante o mundial. “Nossa expectativa é que o mesmo aconteça durante a Olimpíada e que o evento seja nacionalizado”, reforçou.
Gilson Lira, diretor de Mercados Internacionais, participou da reunião e reforçou o convite do Instituto para que a Frentur e demais associações de turismo, como a Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo), participem de ações desenvolvidas pela Embratur no exterior, como participações em feiras.