Na próxima quinta-feira (29), o Governo do Estado receberá o ministro do Esporte, George Hilton, representantes do Comitê Rio 2016, prefeitos e integrantes da iniciativa privada para o anúncio oficial das mais de 20 cidades gaúchas que vão receber a Tocha Olímpica no Estado.
O ato acontecerá às 11 horas no salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, e apresenta a logística de revezamento do símbolo máximo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no país. As cidades de Santa Maria, Pelotas, Caxias do Sul, Porto Alegre e Passo Fundo são as chamadas “Cidades de Celebração”, ou seja, foram escolhidas para a chama pernoitar, após eventos turísticos locais.
A Tocha deve entrar no Rio Grande do Sul no início de julho e circular no Estado por seis dias. No Brasil, mais de 300 cidades participarão do revezamento, que tem o objetivo de promover o engajamento e integração nacional, por meio do envolvimento de todos os estados brasileiros com o maior evento esportivo do planeta.
“No mundo, cerca de cinco bilhões de pessoas assistirão aos Jogos Olímpicos, que trará mais de dez mil atletas de 205 países para o Brasil. Com certeza, a passagem da Tocha Olímpica trará ao Rio Grande e ao país fomento e desenvolvimento do turismo, além do fortalecimento do esporte”, afirmou o secretário do Turismo, Esporte e Lazer (Setel), Juvir Costella.
O evento contará também com a presença de atletas olímpicos e paraolímpicos, ex-atletas e representantes do segmento esportivo gaúcho. Além da solenidade, também estão previstas durante o dia reuniões de trabalho com os prefeitos das cidades envolvidas e com os grupamentos de segurança, defesa e inteligência, órgãos de trânsito, guardas municipais e todos os agentes responsáveis por intervenções nas áreas de segurança pública do Estado.