Construindo Uma Cidade Turistica

A+ A A-

Garibaldi trouxe Ernesto Fagundes e Escola do Chimarrão no aniversário de 115 anos

Avalie este item
(0 votos)

A Ermida Nossa Senhora de Fátima foi o lugar escolhido para encerrar as comemorações dos 115 anos do município garibaldense no último sábado, dia 31. Ao som do cantor nativista Ernesto Fagundes e de uma mateada com a Escola de Chimarrão de Venâncio Aires, o eventou encerrou uma série de inaugurações e ações que iniciaram ainda no dia 17 de outubro.

Mesmo com o tempo instável, a apresentação de Fagundes trouxe encanto e emoção aos gaúchos e garibaldenses presentes. Ícones da música gaúcha, como Eu Sou do Sul, Canto Alegretense e Castelhana foram executados pelo cantor, percussionista, compositor e produtor. O som forte do bombo legüero, instrumento argentino que leva o nome pelo som ouvido a léguas de distância, foi outro grande atrativo da apresentação.

A tradicional Escola do Chimarrão, de Venâncio Aires, trouxe para Garibaldi a cultura dos 500 anos de existência da bebida, explicações de como fazer  e servir os diversos formatos, além da exposição de modelos. As opções cativaram o público pela organização e pela beleza. O representante da escola,  Pedro  Schwengber, comentou brevemente aspectos fundamentais do que considera um “bom chimarrão”. A temperatura indicada da água para servir é de 70º C e é necessário um termômetro para precisar, segundo ele.

Os tipos de bomba, das cuias e da erva utilizada também foram apresentados em tom descontraído e fácil, além de ser executado o famoso chimarrão de “11 segundos”. Schwengber convidou o prefeito Antonio Cettolin e a secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero, para preparar o chimarrão da forma tradicional e, após a correta execuação, ambos receberam um certificado fictício pelo feito. Além disso, a Escola disponibilizou erva-mate ao público presente. A Feito a Mão Doceria, responsável pela elaboração de cupcakes, alfajores, trufas e popckaes, também comercializou seus produtos no local.

Ainda, como forma de homenagear o aniversário de mais de um século da Capital do Espumante Brasileiro, um brinde com a bebida símbolo de Garibaldi foi realizado. O gesto representou, também, os avanços que o município tem apresentados nos diversos setores de sua economia. A realização da evento foi da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.

Ernesto Fagundes “a voz do Bombo Legüero” 

Em família, ao lado do pai, Bagre Fagundes, e do irmão, Neto Fagundes, Ernesto soube desde muito cedo a importância que a música teria em sua vida e foi com o bombo legüero que ele participou das primeiras edições dos festivais nativistas nos anos 80. Em 1995, lançou seu primeiro CD solo com um grande espetáculo no Teatro da OSPA em Porto Alegre.

Ernesto Fagundes lançou mais sete CDs. Foi neste período que a sua arte percorreu léguas como a batida do bombo legüero e Ernesto Fagundes participou do evento Tempo de Brasil na França. Ao lado de Neto Fagundes e Nico Fagundes, se apresentou no Museu do Louvre, em Paris. Participou de projetos  na China, no México, na Argentina, nos Açores e no sul da França. A música de Ernesto Fagundes  está cada vez mais aberta às sonoridades do mundo.

No grupo Os Fagundes, Ernesto acumula a tarefa de produtor em um projeto que se intitula Música Gaúcha em Família. O grupo tem três CDs e um DVD lançados. Em 2015 Os Fagundes preparam o lançamento do 2º DVD gravado ao vivo no Auditório Araújo Vianna e a séria de TV Seguindo o rumo do próprio coração.  

Entre para postar comentários

Visit the new site http://lbetting.co.uk/ for a ladbrokes review.

5.png2.png5.png3.png7.png8.png

Copyright © 2014 - Construindo Uma Cidade Turistica - Todos os direitos reservados