Gonzalo Constanzo, da International Association Of Professional Congress Organisers – IAPCO, Gesner de Oliveira, economista sócio da GO Associados, Maurício Tavares, diretor da Rede Globo, Sandie Dawe, da London & Partners são apenas alguns nomes que constam na programação do 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos
Se depender da programação do 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos – Eventos Brasil 2014, os participantes irão testemunhar um dos mais importantes encontros do setor. Nos dias 7 e 8 de dezembro, no Centro de Convenções Rebouças, palestras, painéis e apresentações de trabalho darão o tom do Congresso que vai reunir profissionais, empresários, acadêmicos e estudantes, todos interessados em atualizações e nas tendências do mercado de eventos.
No domingo (07/12), primeiro dia do evento, logo após a abertura, os congressistas terão a oportunidade de assistir a palestra “A economia brasileira e o setor de eventos” com Gesner de Oliveira, economista sócio da GO Associados. Em seguida, tem a palestra com Gonzalo Constanzo, da IAPCO - International Association Of Professional Congress Organisers, uma das mais importantes associações mundiais do setor. Na sequência, Maurício Tavares, diretor da Rede Globo vai falar sobre o “Impacto social, econômico e cultural dos grandes eventos”.
Na segunda-feira (08/12), um dos destaques da programação é o painel “Eventos Fora de Série” que vai reunir três representantes do setor que organizaram eventos marcantes no país: Márcia Golfieri, organizadora do TEDx Liberdade, Gustavo Ribeiro, organizador da Jornada Mundial da Juventude e Recepção do Papa no Brasil e Dulce Magalhães, responsável pelo Festival Mundial da Paz.
Outro painel importante no segundo dia será “A importância da cooperação na cadeia produtiva para a captação e organização dos eventos” com a participação de presidentes de importantes organizações da cadeia produtiva do setor. Participam do debate: Alexandre Sampaio, presidente da FBHA - Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Sérgio Medina Pasqualin, presidente da ABEVT - Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Enrico Fermi Torquato Fontes, presidente da ABIH Nacional -Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis, Margareth Pizzato, presidente da ABRACCEF - Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras e Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR - Associação Brasileira das Empresas Aéreas.
Rodada de Negócios
Mediante inscrição, foram selecionadas 30 empresas compradoras, as organizadoras de eventos, e 90 fornecedores de produtos e serviços utilizados por organizadores para participarem da Rodada de Negócios, atividade de interação e aproximação comercial utilizada há muitos anos com sucesso pelo SEBRAE Nacional que coordenará a ação durante o Eventos Brasil 2014.
“Durante a Rodada de Negócios, demandantes e ofertantes de produtos e serviços terão a oportunidade de negociar e trocar informações”, explica Andrea Faria, coordenadora nacional de Turismo de Negócios e Eventos, do SEBRAE. “É uma ferramenta que pode ser muito bem aproveitada na indústria de eventos porque os empresários, em função da dinâmica do negócio, dispõem de um tempo escasso para busca de novos parceiros”, completa.
“Cada evento conta com aproximadamente 50 empresas fornecedoras. A Rodada de Negócios é uma excelente oportunidade para que os organizadores conheçam as tendências em produtos, serviços e as tecnologias existentes cuja correta utilização pode maximizar os resultados de seus eventos”, explica Rodrigo Cordeiro, coordenador de conteúdo e programação do Eventos Brasil. “Em um mercado desafiador, que passa por um momento de transição, dispor da informação up to date maximiza a satisfação dos clientes, dos patrocinadores, expositores e até mesmo dos inscritos”, completa o recém eleito presidente da ABEOC Brasil estadual São Paulo para a gestão 2015 – 2017.
Para a presidente nacional da ABEOC Brasil, Anita Pires, a Rodada de Negócios apresenta oportunidades de negócios, networking e parcerias. “Teremos empresas de diferentes Estados do Brasil, de diferentes tamanhos, é mais um grande atrativo do Eventos Brasil para o participante, que também poderá acessar as tendências dos setor, pesquisas com números que definem o mercado de eventos e outras atividades”, acrescenta.
Vasta programação
Apresentação de trabalhos técnicos, concurso de fotografia, fórum de jovens empresários e reunião de diversas entidades são algumas das atividades programadas para o Eventos Brasil 2014. As inscrições ainda podem ser feitasno site oficial do eventoque reúne toda a informação sobre o Congresso:www.eventosbrasil.org.br.As apresentações e discussões do Congresso serão compiladas e utilizadas na elaboração da Carta de São Paulo, documento que apresenta as recomendações da ABEOC BRASIL e parceiros para o desenvolvimento do futuro dos mercado de eventos no Brasil e no Mundo.
Sobre a ABEOC BRASIL Fundada em 1977, com sede em Florianópolis, a associação conta com 12 sedes nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, o que lhe dá representatividade nacional. Dinâmica, tem atualmente entre seus principais projetos o Programa de Qualidade desenvolvido em parceria com o SEBRAE e atua na vanguarda dos movimentos que visam a regulamentação do setor em diferentes níveis. Mantém acordos de cooperação com as principais entidades nacionais e internacionais do setor e faz parte do For Eventos, atuando em um setor que reúne mais de quatro mil empresas e gera 5,1 milhões de empregos diretos e indiretos. A realização do evento está sob a coordenação da ABEOC BRASIL Estadual São Paulo através de uma comissão onde participam empresários associados da entidade e que representam uma parte da cadeia produtiva de eventos. |