Construindo Uma Cidade Turistica

A+ A A-

Macrozoneamento do Plano Diretor é apresentado a lideranças de Torres

Avalie este item
(0 votos)

A proposta do macrozoneamento do Plano Territorial e Ambiental de Torres foi apresentada nesta segunda-feira à tarde a representantes de diferentes entidades e lideranças do município em reunião promovida pela Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Cidadã.  O macro foi comentado e sugestões foram apresentadas. A mesma proposta será exibida na próxima terça-feira, dia 30 de setembro, em audiência pública que ocorrerá às 14h no Centro de Eventos da Ulbra. A partir deste evento, onde também surgirão novas ideias é que será definido com clareza o zoneamento do município. Conforme o coordenador técnico do Plano Diretor, arquiteto Marcelo Koch, “precisamos construir uma identidade para o município”.

Mapas contendo a área territorial do município foram espalhados na mesa de reunião com o propósito de permitir um melhor entendimento aos participantes que se encontraram na sala de reuniões da empresa Redemac. A reunião foi bastante prestigiada, a sala estava lotada. Inicialmente o arquiteto da Prefeitura, Marcelo Koch, destacou que mais de um terço de todo o território é de perímetro urbano e de maneira bastante desconcentrada. Conforme explicou, a área urbana sendo muito espalhada, significa grande custo para manter a infraestrutura do município. “Para melhor viabilizar o desenvolvimento do município deve-se priorizar os vazios internos. Agrupar reduz custos”,disse.

Principalmente no que se refere ao meio ambiente, a questão de regramentos foi bastante debatida. Áreas  preservadas como o Parque Estadual da Itapeva, e outros temas como as lagoas das Praias do Sul, as zonas de amortecimento, o Rio Mampituba, APAS e a localização do aeroporto foram calorosamente discutidas. O biólogo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo, Rivaldo Raimundo da Silva ajudou a esclarecer sobre o assunto, em especial sobre o Plano de Manejo do Parque. Também foram tratadas itens referentes à beira-mar, questões viárias, pontos comerciais, locais industriais, conexões ao longo da Estrada do Mar e da BR 101.

Para o secretário municipal do Planejamento, Carlos Cechin, o encontro foi positivo porque o macrozoneamento do Plano Diretor pode ser apreciado pelas lideranças da cidade. Salientou que o tema é complexo, pois o Plano deve contemplar as leis federais, estaduais e municipais. Conforme salientou a arquiteta Vera Lúcia Prates, do IAB, que também participou da apresentação do trabalho, o Plano Diretor não vai resolver as dificuldades do turismo, como indagaram muitos integrantes da reunião. “O Plano Diretor não vai resolver os problemas do turismo, mas vai potencializar para que tudo seja concretizado”. Compartilharam do evento, representantes do AHRBS, ACTOR, ASENART, CDL, CREA, IAB, Rede Torres Imóveis, Sindilojas, associações de bairros, empresários em geral, servidores de Secretarias Municipais, entre outros.


Comunicação 
Prefeitura Municipal de Torres

Entre para postar comentários

Visit the new site http://lbetting.co.uk/ for a ladbrokes review.

5.png0.png4.png3.png5.png2.png

Copyright © 2014 - Construindo Uma Cidade Turistica - Todos os direitos reservados