Turismo colaborativo no interior de Garibaldi foi destaque
Cerca de 40 estudantes da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) estiveram em Garibaldi para mais uma visita técnica na última semana. Os acadêmicos do curso de Bacharelado em Turismo participaram de uma palestra com a secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero, e visitaram estabelecimentos da Estrada do Sabor na última sexta-feira, dia 10.
Ao contemplar as disciplinas de “Políticas Públicas, Planejamento e o Turismo”, “Gestão de Destinos” e "Sociologia do Turismo", a visita tinha como objetivos conhecer a infraestrutura física da Secretaria de Turismo e Cultura de Garibaldi, seus departamentos e repartições, bem como o corpo técnico-administrativo que a compõe. Além disso, a história de Garibaldi, o plano de desenvolvimento do turismo com suas principais ações e os principais desafios e possibilidades na gestão do turismo no Município.
A Estrada do Sabor, rota de turismo rural de Garibaldi, foi abordada de forma especial por ser um caso de turismo colaborativo e contemplar a proposta pedagógica da visita. Após uma breve introdução acerca da história e organização das famílias que compõem a Rota, o grupo visitou as propriedades da Osteria Della Colombina, gerida por Odette Bettú Lazzari, e a Família de Jorge Mariani para entender, na prática, como é feita a gestão dos locais.
De acordo com tecnóloga em Turismo na Ufpel, Priscilla Teixeira da Silva, a visita foi muito relevante para os alunos, tanto nos aspectos de visita técnica e conteúdos de disciplina, como pela experiência do lugar. “Na propriedade de Jorge Mariani, conhecemos a história da família, o modo de trabalho no campo e a transição da propriedade para receber visitantes, além da produção orgânica que, hoje, é um referencial. Na Osteria della Colombina, ficamos encantados com o aconchego e com a gestão das cinco mulheres em um negócio familiar, onde acabamos analisando as relações de gênero no campo e no empreendedorismo.” Ao fazer a análise enquanto pesquisadora da área do Turismo, Priscilla enfatiza a hospitalidade como característica marcante da Estrada do Sabor. “A Rota é um campo riquíssimo para diversas análises na área do turismo, seja pelos roteiros, gastronomia, enoturismo, hospitalidade, turismo rural e turismo de experiência”, define.