Empresário Alexandre Sampaio é eleito para a Academia Brasileira de Eventos e Turismo
O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio de Abreu, ocupa agora a cadeira nº 38 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo (Abet). A cerimônia de posse foi realizada no 25 de abril, na Assembleia Legislativa de São Paulo, e contou com a presença de cerca de 250 representantes de empresas e entidades ligadas aos setores de eventos e turismo, além de autoridades políticas. O ato comemorou também os 10 anos da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, com o lançamento de um novo selo comemorativo em parceria com os Correios, e o Dia do Profissional de Eventos, celebrado oficialmente em todo o país desde 2014, por iniciativa da Academia, no dia 30 de abril.
Formado em Ciências Contábeis, Sampaio conjuga a sua atividade empresarial com uma atuação intensa e assertiva em entidades de representação da hotelaria e gastronomia brasileiras, como a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade), a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (presidente por dois mandatos), o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (presidente por 2 mandatos), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis-Rio de Janeiro (vice-presidente Financeiro) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis-Nacional (diretor financeiro, diretor jurídico e vice-presidente). Sampaio também ocupa assentos em órgãos consultivos dos governos estadual (diretor de operações TurisRio por dois mandatos e conselheiro do Conselho Estadual de Turismo) e federal (Conselho Nacional de Turismo, do Ministério do Turismo) e é coordenador do Comitê Brasileiro de Normalização em Turismo (CB54), o órgão de planejamento, coordenação e controle das normas relacionadas ao Turismo, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), representante da ISO no Brasil.
Fazer parte dos 40 imortais do setor de Eventos e Turismo no Brasil, é, para ele, o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nestes 17 anos em que atua na defesa de melhorias para o ambiente de trabalho dos empreendedores do turismo: "Boa parte da minha trajetória de vida, eu venho dedicando a esse setor da economia que gera milhões de empregos e não me canso de afirmar que o turismo é o caminho para retomada do crescimento econômico do Brasil".
Iniciativa inédita no Brasil, a Academia Brasileira de Eventos e Turismo, inaugurada em fevereiro 2006, promove ações para a implementação e crescimento do setor, nacional e internacionalmente. À semelhança de outras Academias no Brasil e no mundo, seu quadro é constituído por um Colégio Acadêmico atualmente composto por 40 profissionais, representantes notórios de todos os segmentos que compõem a cadeia produtiva dos setores dos Eventos e Turismo.