Festa da Penha é comemoração religiosa católica mais antiga do Brasil: 441 anos. E terceira maior em número de participantes: 1,5 milhão de pessoas. São nove dias de atividades. Sua Romaria dos Homens, com 14 quilômetros de percurso, atrai 200 mil.
O Convento da Penha, no topo de uma montanha com 154 metros de altitude, está no centro de uma área de preservação ambiental coberta por 50 hectares de Mata Atlântica. É o segundo Santuário Mariano que mais recebe romeiros no Brasil, atraindo cerca de 2,5 milhões de pessoas durante todo o ano
Festa da Penha acontece desde 1575
A Festa da Penha é a festa religiosa católica mais antiga do Brasil. Ela acontece desde 1575, ou seja: há 441 anos. Começou logo depois do frei Pedro Palácios dar início à construção de uma ermida em homenagem à Nossa Senhora da Penha, em 1566. O templo foi erguido no alto de um morro, situado à beira-mar, na lateral de uma pequena, bela e mansa baía, ornada por uma estreita faixa de areia, logo batizada como Prainha.
Maior comemoração de fé cristã do Estado do Espírito Santo, é a terceira do País em quantidade de participantes: por volta de 1,5 milhão de pessoas. A Festa da Penha perde apenas para a Festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, realizada na cidade de Aparecida do Norte, localizada no interior do Estado de São Paulo, e para o Círio de Nazaré, desenvolvido nas ruas da cidade de Belém, capital do Estado do Pará.