Com a assinatura da FBHA ao Termo de Adesão ao Compromisso Nacional para aperfeiçoar as condições de trabalho nos jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2106, os sindicatos filiados passam a ter papel fundamental no processo. A ideia é que o Termo seja divulgado pelos sindicatos patronais para que os hotéis assumam este compromisso.
“Somente por meio dos sindicatos, será possível envolver toda a rede hoteleira”, explica o presidente da entidade, Alexandre Sampaio.
O documento, que é fruto de uma comissão tripartite (governo, empregadores e empregados), garante transparência e boas condições de trabalho aos funcionários dos setores envolvidos direta e indiretamente nos dois eventos, que acontecem nos meses de agosto e setembro no Rio de Janeiro, e nas cidades-sede de São Paulo, Belo Horizonte, Manaus, Brasília e Salvador.
Além das diretrizes trabalhistas, estão previstos no documento também a criação de oportunidades para qualificar profissionais e, passado os jogos, aproveitar os temporários em vagas permanentes.
Para o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, por meio de investimentos no setor de turismo, o Brasil pode mudar o cenário econômico atual. “O País deve receber mais de um milhão de turistas estrangeiros, no Rio de Janeiro e nas cinco cidades-sede dos jogos. Se saírem satisfeitos, estes turistas não só voltarão como também divulgarão as suas experiências para outras pessoas. Precisamos começar a enxergar o turismo como uma alavanca econômica”.
Saiba mais: