Construindo Uma Cidade Turistica

A+ A A-

Feira do Livro de Torres celebra a literatura

Avalie este item
(0 votos)
A 15ª Feira do Livro foi uma grande celebração à leitura, à arte, à cultura em geral. Ao longo dos cinco dias de evento, o centro de Torres ficou repleto de crianças e de adultos que prestigiaram autores, apresentações musicais, além de comprarem obras literárias, disponíveis pelos seis livreiros que participaram desta edição. Do dia 11 de novembro, quarta-feira, até este domingo, 15, houve apresentação das bandas marciais das escolas de Torres, na Praça XV de Novembro. Sob o tema “15 anos de história, um mar de recordações”, foi a primeira vez que a Feira do Livro ocorreu no centro da cidade, diferentemente de outros anos em que foi realizada na Prainha e na Ulbra.

O estudante Renato da Silva passeou pela Feira e assistiu às apresentações. Ele gostou do novo local do evento. "Achei bem interessante até pelo fato de ser em um lugar novo. Por ser aqui nesse espaço, no centro, foi bom, ficou bem localizado e tinha um pouquinho de tudo", ressaltou.


Nos três primeiros dias, o Palco da Feira foi tomado por crianças e adolescentes das escolas de Torres que trabalharam os autores durante o ano e levaram perguntas para escritores como o patrono Kalunga, a contista Lara Luft, o ilustrador André Neves e a autora Marô Barbieri. O escritor Júlio Emílio Emílio Braz apresentou-se no Centro Municipal de Cultura. Os autores tratavam sempre de incentivar as crianças a escreverem sempre e a ler também. Lara Luft, que tem somente 18 anos, fez os alunos refletirem bastante. “Desde o nosso nascimento, já começamos a escrever uma história, só precisamos colocar isso no papel”.


Este foi o caminho traçado no sábado, 14, à noite, quando ocorreu um encontro de cartunistas. No palco, Leandro Doro, Rafael Correa e Carlos Henrique, o Iotti. O cartunista gaúcho, Santiago, que veraneia em Torres, estava na plateia e foi chamado ao palco. Participou do debate sobre charges e cartuns juntamente aos demais. Alguns jovens também subiram ao palco para demonstrar seus dons. Rafael Correa, que é de Porto Alegre, afirmou que quando a pessoa quer, encontra a criatividade e o dom para o desenho. “Não tem essa de não ser criativo. Se você buscar a criatividade, vai encontrar”.



Durante o Cartoons em Cena, a estudante da escola Tietboehl, Brenda Jobim, subiu ao palco e fez seu desenho. Enquanto ela desenhava, os cartunistas ressaltaram a falta de mulheres neste meio e que elas deveriam investir mais nisso. “Eu desenho bastante e aprendi praticando, lendo sobre as técnicas”, falou Brenda, muito elogiada pelos cartunistas, todos muito experientes no meio.



Processo criativo foi assunto da mesa redonda sobre Literatura Contemporânea, com os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura, Débora Ferraz e Alexandre Marques Rodrigues. A mediação foi da escritora Cíntia Moscovich. O público participou, com perguntas referentes aos trabalhos dos autores e fez observações acerca do mundo da literatura.



Durante a feira houve muita música. A escola de música Melody se apresentou no sábado à noite e no domingo, o projeto Musi & Tae também. 
O violinista do projeto, Vitor Behnck, estudante da escola Manoel Oliveira Carneiro se disse feliz por se apresentar e falou do nervosismo. “Se apresentar junto com a orquestra do projeto foi muito bom, pois desse modo conseguimos passar um pouco do que aprendemos. 
Apresentar-se para tanta gente não é fácil, muito menos tocar um instrumento. Projetos como esse abrem novas portas para um mundo que, muitas vezes, jamais será explorado em um jovem”, declarou.



Atividades paralelas ocorreram, como o campeonato de xadrez Moacyr Scliar, realizado pela Diretoria de Juventude de Torres. Foi na manhã do domingo, 15. Além disso, a Biblioteca Pública Municipal dispôs de um espaço para realizar novos cadastros. Também havia espaço do Yázigi Internexus e o Chimarrão na Feira, com as Ervas Barão.


A 15ª Feira do Livro foi realizada pela Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria da Cultura e do Esporte, Sistema Fecomércio/RS Sesc e Senac. O patrocínio foi do Banrisul, com apoio de diversas entidades educacionais e do comércio local.
Entre para postar comentários

Facebook

Visit the new site http://lbetting.co.uk/ for a ladbrokes review.

5.png0.png1.png5.png3.png5.png

Copyright © 2014 - Construindo Uma Cidade Turistica - Todos os direitos reservados