Após varias reuniões nesta semana sobre o desenvolvimento do turismo da Costa Leste Gaúcha, pairaram algumas dúvidas sobre o futuro desta região. Cerca de quinze anos atrás, esta região estava relativamente bem estruturada e com bom desenvolvimento turístico, diferentemente de hoje em dia, onde parece que o turismo, como atividade de desenvolvimento está sendo deixado de lado, num processo vicioso de morte lenta ...
No mesmo período, em outros lugares do Brasil e de outros países o Turismo ganhou uma proporção extraordinária. O exemplo de Gramado, que hoje é referencial mundial de turismo. Então porque a Costa Leste Gaúcha, tradicionalmente chamado de Litoral Norte, perde a cada ano sua expressão no turismo regional, nacional e internacional?
Em primeiro lugar, é de se perceber a falta de integração entre o setor público e a iniciativa privada. Com exceção do próprio verão e de três eventos pontuais (Festa do Peixe de Tramandaí e Réveillon e Balonismo em Torres), não se pode afirmar que a região tem algum plano articulado de desenvolvimento do Turismo. A Marca “Litoral Norte Gaúcho” não é trabalhada pelos municípios para gerar turismo e aumentar a produção de empregos e renda aos moradores. E apesar dos grandes atrativos naturais, concedidos graciosamente pela sabedoria divina, praticamente nada é feito para a efetiva divulgação da Costa Leste Gaúcha como um destino que oferece lazer, cultura, esportes, aventura, gastronomia e qualidade de vida...
Exemplificando, passarão neste mês pelo estado mais de 500.000 estrangeiros, que com raras exceções, não virão ao Litoral Norte. Pergunta-se, o que a região fez nos últimos 5 anos para atrair turistas durante a Copa do Mundo? Como está o sistema Receptivo de Turistas no Litoral Norte?
Pois é, o Litoral Norte tem muito que refletir sobre o que é Turismo e como se faz para aproveitar as oportunidades do Turismo... Mas não basta refletir, tem que agir e reagir para não sucumbir frente a acirrada concorrência. Lembram de Laguna/SC, como era forte seu Turismo? Hoje ninguém mais fala em fazer Turismo em Laguna. Será que este poderá ser o triste fim do Turismo do Litoral Norte...? Sem informação, marketing e promoção qual Turista escolherá as nossas Praias para ficar em suas férias?
Fica o alerta e o chamamento às lideranças politicas e privadas da região para agirem com um novo olhar, com novas ações, novas atitudes e mais visão de futuro para atrair visitantes a esta região privilegiada por Deus. Mostrar as potencialidades turísticas da região, conscientizar o povo local da importância do turismo e (re) criar uma referência nacional e internacional, eis o desafio: “Decifra-me ou devoro-te ...” (como já propunha a enigmática Esfinge de Delfos a mais de 2.500 anos).