Construindo Uma Cidade Turistica

A+ A A-

Compreender o Turismo

Avalie este item
(0 votos)

As Ciências Econômicas, normalmente estudam o Turismo como uma atividade comercial e “medem” seu desempenho baseado unicamente nos resultados monetários.

Esta visão economicista tem levado a muitos erros de gestão política, pois Turismo não é só o dinheiro que entra no caixa do setor. Turismo é muito mais que isso ...

A profundidade do Turismo é verificada quando “medimos” a satisfação de pessoas na realização de seus sonhos e desejos. Esteja esta pessoa atrás do “balcão” ou a sua frente.

Para quem está fora do balcão - o Turista - não há preocupação com a economia do local que visita, mas tão somente com as boas experiências que aquele lugar e aquelas pessoas ali lhe proporcionarão. Para quem está atrás do balcão – os atendentes - normalmente não buscam apenas a satisfação monetária, pois neste setor é comum a alegria intrínseca do “bem receber”, o orgulho de sua cidade e de sua cultura. Assim, é impossível hoje “medir” estas importantíssimas variáveis que retratam a verdadeira dimensão do Turismo. 

Então temos que o turismo não se pode medir somente como fenômeno  econômico, mas sim como fenômeno social que agrega valor pelos desejos e orgulho de um povo.   

Nesta ótica, o Turismo precisa ser estudado de forma abrangente e analisado como um sistema aberto que compõem varias castas econômicas, movimenta setores transversos, e não funciona de forma isolada.

Hoje no mundo globalizado, é inegável que o Turismo vem se tornando  imprescindível ao “bom viver”, e não apenas uma estatística econômica.

Historicamente o turismo ficou sustentado pelo tripé hospedagem, alimentação, e transporte, mas atualmente é muito mais do que isso.  Hoje onde tem Turismo, todos os demais setores reagem positivamente. Então, sendo o turismo mais que uma atividade econômica, como tal deve balizar o Planejamento, o  Marketing e as ações das cidades que desejam trazer para si esta oportunidade. Os velhos conceitos e vícios de achar que o Turismo acontece por si mesmo estão fazendo cidades definharem. Isso é fácil de constatar-se quando potencias turísticas de outrora sistematicamente fecham seus hotéis, suas lojas tradicionais e os jovens recém-formados procuram outras atividades longe de sua terra natal...

Conhece algum lugar assim? ...

 

Ivone Ferraz

Construindo uma Cidade Turística traz as notícias do turismo nacionais e internacionais, cobertura de eventos e destinos visitados, gastronomia e social.

Fone: 51 98354979

Website.: www.construindoumacidadeturistica.com/ E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Entre para postar coment√°rios

Coment√°rios

Facebook

Usu√°rio

Visit the new site http://lbetting.co.uk/ for a ladbrokes review.

4.png9.png4.png2.png7.png3.png

Copyright © 2014 - Construindo Uma Cidade Turistica - Todos os direitos reservados