As Ciências Econômicas, normalmente estudam o Turismo como uma atividade comercial e “medem” seu desempenho baseado unicamente nos resultados monetários.
Esta visão economicista tem levado a muitos erros de gestão política, pois Turismo não é só o dinheiro que entra no caixa do setor. Turismo é muito mais que isso ...
A profundidade do Turismo é verificada quando “medimos” a satisfação de pessoas na realização de seus sonhos e desejos. Esteja esta pessoa atrás do “balcão” ou a sua frente.
Para quem está fora do balcão - o Turista - não há preocupação com a economia do local que visita, mas tão somente com as boas experiências que aquele lugar e aquelas pessoas ali lhe proporcionarão. Para quem está atrás do balcão – os atendentes - normalmente não buscam apenas a satisfação monetária, pois neste setor é comum a alegria intrínseca do “bem receber”, o orgulho de sua cidade e de sua cultura. Assim, é impossível hoje “medir” estas importantíssimas variáveis que retratam a verdadeira dimensão do Turismo.
Então temos que o turismo não se pode medir somente como fenômeno econômico, mas sim como fenômeno social que agrega valor pelos desejos e orgulho de um povo.
Nesta ótica, o Turismo precisa ser estudado de forma abrangente e analisado como um sistema aberto que compõem varias castas econômicas, movimenta setores transversos, e não funciona de forma isolada.
Hoje no mundo globalizado, é inegável que o Turismo vem se tornando imprescindível ao “bom viver”, e não apenas uma estatística econômica.
Historicamente o turismo ficou sustentado pelo tripé hospedagem, alimentação, e transporte, mas atualmente é muito mais do que isso. Hoje onde tem Turismo, todos os demais setores reagem positivamente. Então, sendo o turismo mais que uma atividade econômica, como tal deve balizar o Planejamento, o Marketing e as ações das cidades que desejam trazer para si esta oportunidade. Os velhos conceitos e vícios de achar que o Turismo acontece por si mesmo estão fazendo cidades definharem. Isso é fácil de constatar-se quando potencias turísticas de outrora sistematicamente fecham seus hotéis, suas lojas tradicionais e os jovens recém-formados procuram outras atividades longe de sua terra natal...
Conhece algum lugar assim? ...