Construindo Uma Cidade Turistica

A+ A A-

O Legado da Copa

Avalie este item
(0 votos)

Muito se falou sobre os benefícios da copa nas cidades sedes, e no meio de tantas criticas e tumultos, já é possível observar os benefícios diretos e indiretos deste grande evento mundial.

Obtiveram os benefícios às cidades sedes e arredores que se prepararam para receber os visitantes, os que ficaram somente criticando com certeza nada ganharam com a vinda de milhares de Turistas. A Costa Leste Gaúcha mais uma vez ficou a ver navios, pois a inercia política afastou as pretensões de agregar emprego e renda durante a copa. Durante anos (desde 2008) empresários tentaram em vão mobilizar os meios políticos para ações concretas de atração de visitantes da copa para verem e sentirem nossas belas praias. Com o esforço pessoal e isolado, apesar do fracasso institucional, alguns hotéis de Torres conseguiram remar contra a maré e “captar” turistas argentinos que movimentaram restaurantes e lojinhas de lembranças do centro da cidade. No caso de Torres, eis ai a prova do legado da copa.

Um turista que sai de sua cidade para um evento da magnitude da copa, que no caso do Brasil tem 12 sedes espalhadas pelo país, com certeza irá viajar muito, e além de ver o futebol, irá visitar locais longe dos estádios (se lhe for oferecida a oportunidade). Segundo a grande mídia, o Rio Grande do Sul movimentou mais de um  bilhão de reais e teria recebido mais de 350 mil turistas. Lamentavelmente nossa despreparada Costa Leste recebeu umas poucas centenas destes turistas.

Os Argentinos que lotaram o Hotel São Paulo no centro de Torres vieram por saberem da promoção oferecida, com diárias 100% menores que em Porto Alegre. Já, os visitantes de outros países, disseram que a “dica” de vir a Torres partiu de Portoalegrenses que recomendaram nossas belas praias e nossa gastronomia.

Assim é a copa, um grande evento que abrange um país inteiro, uma infraestrutura imensa e deixa muitas divisas no País e um grande legado financeiro para o povo local através de empregos, geração de renda.

Fica então a lição para quando tivermos outro evento de grande porte (Olimpíadas 2016, por exemplo). Pois sem preparo institucional, o retorno é mínimo para as cidades longe das sedes.

Então, o grande legado para estas cidades “esquecidas” e inertes, é a lição de que quem não faz o dever de casa não tem direito ao “recreio” ... Somente o futuro dirá se a Costa Gaúcha aprendeu a lição de nosso legado da copa.

 

Ivone Ferraz

Construindo uma Cidade Turística traz as notícias do turismo nacionais e internacionais, cobertura de eventos e destinos visitados, gastronomia e social.

Fone: 51 98354979

Website.: www.construindoumacidadeturistica.com/ E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Entre para postar coment√°rios

Coment√°rios

Facebook

Usu√°rio

Visit the new site http://lbetting.co.uk/ for a ladbrokes review.

5.png0.png6.png2.png0.png1.png

Copyright © 2014 - Construindo Uma Cidade Turistica - Todos os direitos reservados