Quando se pergunta qual valor ou preço de determinado produto, normalmente as pessoas tendem a interpretar se é caro ou barato pelos seus modelos mentais de consumo. Em realidade, poucos têm a noção para comparar o que é valor e o que é preço. Facilmente as pessoas confundem preço com valor e generalizam conceitos de caro e barato.
Para melhor esclarecer, preço é o que se paga em números e valor é o que cada pessoa atribui ao produto que está comprando. No Turismo isso é bem fácil de identificar, por exemplo: na escolha de um destino turístico, as pessoas atribuem diversos valores, seja pelo glamour, pela paz, conforto, facilidades, etc. Enquanto preço é somente o quantitativo em dinheiro que a pessoa vai desembolsar. Para alguns o preço pago pode ser barato frente ao Valor recebido, já para outros, se não atingirem as expectativas que tinham, o produto se tornará caríssimo. Recentemente um colunista de um grande jornal gaúcho escreveu que “no Brasil o turismo é mais caro” … ???? Não se sabe exatamente com quais outros países o colunista fez a comparação, mas como se vê pela diferença de preço e valor, este colunista errou em sua afirmativa. Mesmo porque, se comparar o Turismo do Brasil com a Europa, temos aqui muitos lugares de grande Valor e muito menos preço que lá. Noutro sentido, a Europa também oferece lugares de grande valor (histórico principalmente) mas com preços 3 vezes mais altos que no Brasil.
A propósito, fica aí abaixo a definição de um dos maiores pensadores do Turismo:
"A Indústria do Turismo é, sem dúvida, a atividade econômica que conduz ao desenvolvimento, porque o intercâmbio social, cultural e a distribuição de renda decorrente de gastos pulverizados na economia pelos turistas, somados ao seu elevado efeito multiplicador de renda, são os elementos marcantes desta atividade" (Kotler,)