Participação da Embratur na 24ª BNTM contará com três estandes focados em segmentos diversificados, uma press trip com imprensa americana e assinatura de carta de intenção entre o Instituto com TAP e LATAM
Começa amanhã (28), no Centro de Eventos de Fortaleza (CE), mais uma edição da BNTM (Brazil National Tourism Mart), que reunirá até o dia 31 de maio mais de 200 operadores internacionais de 32 países de todo o mundo para conhecer destinos turísticos do Nordeste. O encontro, que está em sua 24ª edição, contará com a presença da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), que tem como objetivo aprimorar a relação entre o trade internacional e o setor turístico nordestino, além de incentivar o fechamento de negócios junto aos buyers (compradores estrangeiros) presentes no evento.
Em parceria com o Ministério do Turismo, a Embratur contará com três estandes focados em roteiros diversificados nos segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura, Luxo e Estudos e Intercâmbio. Junto ao Instituto para atuar na BNTM, e prestar informações de qualidade sobre os respectivos segmentos e nichos trabalhados no País, estarão presentes as seguintes associações: ABETA (Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura, BLTA (Brazilian Luxury Association) e BELTA (Brazilian Educational & Language Travel Association).
“Nosso intuito é diversificar a oferta para além do Sol e Praia, particularmente no Nordeste, onde esse segmento tem sempre maior destaque”, disse Vicente Neto, presidente da Embratur. “ Temos que aproveitar esse evento, que reunirá os principais operadores, agentes de viagens e empresários do Brasil, Europa, América do Sul e EUA, para mostrarmos novos produtos a serem comercializados ampliando a nossa oferta e mostrando outros atrativos na região Nordeste”, completou. Dentro do estande do Ministério do Turismo, a Autarquia também fará atendimento a operadores e agentes estrangeiros interessados em conhecer e comercializar produtos e destinos brasileiros.
Press trip com imprensa americana
Trazer jornalistas estrangeiros para conhecer as belezas do Nordeste está entre as principais ações da Embratur na BNTM 2015. Desta vez, o Instituto trará dois profissionais norte-americanos para visitar o evento e, durante sete dias, percorrer cidades nordestinas conhecendo atrativos turísticos e vivenciar a cultura brasileira. Os jornalistas passarão por Fortaleza, Recife, Olinda, Tamandaré (PE) e Maceió (AL).
BNTM 2015
O evento, uma iniciativa da Fundação CTI/NE, é realizado anualmente, desde 1992, sempre em um dos estados nordestinos. Pesquisas coordenadas pela Fundação CTI-NE indicam que, a cada edição, o turismo na região Nordeste tem um crescimento de 8% a 10%. Para o estado anfitrião, esse percentual pode chegar a 14%.
O evento reuniu no ano passado expositores de diversos estados do País, além de quase 300 operadores nacionais e estrangeiros (buyers). Para esta edição, a BNTM espera receber cerca de 1300 visitantes, entre operadores, agentes de viagens, hoteleiros, jornalistas e representantes do trade, somando mais de 30 países. A expectativa é que em 2015 sejam gerados cerca de R$200 milhões em negócios.
Para a presidente da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste – CTI- NE, entidade organizadora do evento, Jeanine Pires, também secretária de Turismo de Alagoas, a BNTM Nordeste este ano está se consolidando como a melhor oportunidade para o setor de turismo regional e nacional relacionar-se de forma estratégica com o mercado internacional. “Nosso objetivo é criar o ambiente ideal para o desenvolvimento de novas parcerias e negócios do turismo nordestino. Acredito que estamos no momento certo para garantir maior visibilidade aos nossos destinos, principalmente entre o público internacional.”