“Dia D” marca ampla mobilização de servidores e colaboradores do Instituto
Esta sexta-feira (29) foi marcada na Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) pelo “Dia D”, ação de mobilização para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. A proposta da campanha é informar as equipes do Instituto sobre os riscos de proliferação do mosquito, de forma que os cuidados com a Saúde sejam compartilhadas entre suas famílias e a sociedade.
“O nosso esforço tem sido no sentido de sensibilizar e engajar os nossos servidores e colaboradores nesta causa. Todos são multiplicadores de informações no ambiente de trabalho, casas e comunidades. Precisamos, efetivamente, eliminar o mosquito causador dessas doenças”, afirmou Tufi Michreff Neto, diretor de Administração e Finanças da Embratur.
Durante todo o dia, os servidores e colaboradores do Instituto participaram de palestras – no Ministério do Turismo e na Embratur – e acompanharam a equipe da Vigilância Ambiental do Governo do Distrito Federal (GDF) na “caça” a possíveis focos do mosquito. Também foi implementada uma rotina de verificação em busca de fontes potenciais de hospedagem e reprodução do Aedes Aegypti.
“O ovo, em contato com a água, vira uma larva em apenas 30 minutos. Por isso, devemos estar atentos a qualquer água parada para não estimular o desenvolvimento do Aedes Aegypti”, alertou a representante da Vigilância Ambiental do Governo do Distrito Federal, a bióloga Lorrainy Bariasson, que deu dicas importantes para evitar a hospedagem, reprodução e proliferação do mosquito para o público presente.
O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, deixou uma mensagem por vídeo aos participantes: “Para fazer essa faxina, precisamos da participação de todos. O País vai superar essa doença com um combate efetivo”. Ele também citou o slogan da campanha “O mosquito que mata não pode nascer”.
Sobre a campanha
O governo federal mobilizou 19 ministérios e outros órgãos federais para atuar conjuntamente neste enfrentamento, além da participação dos governos estaduais e municipais. Além de campanhas informativas na mídia, estão previstas parcerias com segmentos religiosos, educacionais, sindicais, patronais, indústria, comércio, turismo, controle social, ONGs e sociedades científicas.
Assim como os demais órgãos da Administração Pública Federal, a Embratur aderiu à campanha de combate ao Aedes Aegypti, que acontecerá até o dia 04 de fevereiro. “Mas o nosso mutirão continuará. Periodicamente faremos vistorias em nossas unidades no Setor Comercial Norte, Setor Bancário Norte e Setor do Automóvel”, finalizou Tufi Neto.
Checklist “Turismo sem zika”:
Tampe os tonéis e caixa d´água;
Mantenha as calhas sempre limpas;
Deixe as garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
Mantenha lixeiras bem tampadas;
Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
Limpe, semanalmente, ou preencha pratos de vasos com areia;
Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
Limpe a bandeja coletora de água do ar-condicionado;
Limpe a base e evite o acúmulo de água no filtro;
Limpe a água do umidificador de ar;
Retire água acumulada na área de serviço atrás da máquina de lavar roupa;
Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
Piscina em uso deve ser tratada com cloro semanalmente;
Limpe ralos e canaletas externas;
Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d´água;
Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.
Para mais informações sobre como combater o mosquito, acesse http://combateaedes.saude.gov.br/ ou disque 136.
#ZikaZero