O objetivo é diversificar a motivação das viagens. Em 2014, as cidades brasileiras receberam 1.7439.30 turistas da Argentina, país que mais emite visitantes ao Brasil
Fortalecer ainda mais os vínculos e as parcerias com a Argentina, principal emissor de turistas estrangeiros para o Brasil. Foi com este objetivo que a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participou da ExpoEventos em Buenos Aires, de 11 a 13 de agosto. Em parceria com a Embaixada do Brasil na capital argentina, o Instituto apresentou o País como destino de encontros, convenções e eventos ao mercado argentino.
“A participação na ExpoEventos é fundamental para otimizar o trabalho da Embratur, já que o Brasil é o 10º País que mais realizou eventos internacionais no ranking ICCA [International Congress & Convention Association]. Além disso, a Argentina se mantém como o maior emissor de turistas, por isso a importância de fortalecermos a parceria com o país vizinho”, comentou o presidente do Instituto, Vinícius Lummertz.
A feira é especializada em eventos profissionais e sociais, do qual participam organizadores de feiras, congressos, convenções e eventos de incentivos. Também atrai os representantes dos destinos interessados em mostrar suas novidades e tendências aos empresários de diversos países do continente americano. Além do Brasil, estiveram presentes Aruba, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Honduras, México, Paraguai, Peru, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela.
Além da ExpoEventos, a Embratur, junto à FACVE (Foro Argentino de Consultores de Viajes), participa nesta sexta-feira (14) de workshop com os principais players, representantes das maiores agências corporativas da Argentina, que organizam frequentemente eventos e viagens de incentivo. “Essa é mais uma oportunidade de apresentar os destinos e as estruturas brasileiras para o trade internacional”, completou o presidente Lummertz.
A ideia do workshop é apresentar uma oferta específica para o segmento MICE, com foco em viagens de incentivo e eventos. Presentes nos eventos, os conventions de Natal e do Rio de Janeiro apresentarão os programas existentes para o setor, ressaltando as peculiaridades dos destinos com relação aos atrativos existentes e à política comercial aplicada para empresas parceiras. Após as apresentações, haverá uma rodada de negócios entre associados da FACVE e os representantes brasileiros.
Segmento MICE – Desde 2003, quando a Embratur passou a se dedicar exclusivamente à promoção no exterior do Brasil como destino turístico, os congressos e convenções de negócios realizados no Brasil registraram um aumento de 369%. Conforme os dados do ICCA, entre 2003 e 2014, o total de eventos passou de 62 para 291. No mesmo período, o número de cidades que sediaram esse tipo de evento subiu 177%, passando de 22 para 61.
Mercado – A Argentina se consolida como o maior emissor de turistas ao Brasil. Em 2014, 1,7 milhão de argentinos visitaram o País. Além disso, só em janeiro deste ano, o País recebeu cerca de 370 mil argentinos.
Os destinos mais visitados pelos argentinos no verão foram Florianópolis (SC), Bombinhas (SC), Rio de Janeiro (RJ), Búzios (RJ), Angra dos Reis (RJ), Paraty (RJ), Ilha Grande (RJ), Salvador (BA), Morro de São Paulo (BA), Praia do Forte (BA). E, cada vez mais os argentinos estão escolhendo praias nordestinas de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e do Ceará, principalmente depois do lançamento de voos diretos de Buenos Aires para Fortaleza (Gol), Recife (TAM) e Salvador (Aerolíneas Argentinas e Gol).