País mostrou sua capacidade para receber eventos internacionais corporativos de 17 a 19 de novembro em Barcelona.
O Brasil apresentou suas estratégias para prospectar novos negócios e eventos internacionais com estande de 105m², na 28ª edição da IBTM, feira do segmento MICE (Meetings, Incentives, Congress & Exhibitions). O País teve a oportunidade de demonstrar sua infraestrutura e capacidade para receber novos eventos para 15 mil profissionais da indústria turística, sendo 9 mil são visitantes de mais de 100 países, público reunido durante o evento por meio de exposições, atividades de newtworking e de construção de redes de negócios.
Nesta edição, a Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), em parceria com a companhia aérea LATAM, realizou um coquetel junto ao mercado espanhol para promover o Brasil e apresentar o novo voo da LATAM entre Barcelona e São Paulo. A recepção, que aconteceu no dia 17 de novembro no estande do Brasil, reuniu agentes de viagem para comemorar o sucesso do voo lançado oficialmente no dia 20 de outubro na cidade espanhola. Também estiveram presentes no coquetel representantes do Consulado brasileiro e do Convention Bureau de São Paulo.
Para o diretor de Administração e Finanças da Embratur, Tufi Michreff Neto, a participação do Instituto na IBTM destacou a diversificação e capacidade do Brasil para sediar grandes eventos, demonstrando seu potencial competitivo frente ao cenário mundial. Ele também elogiou a iniciativa conjunta com a LATAM: “Acreditamos que essa parceria entre o público e o privado é o caminho para transformar o turismo internacional no Brasil. A LATAM é uma importante parceira, unindo esforços para promover e incentivar o aumento do número de turistas para o Brasil”.
A participação do Brasil na IBTM viabilizou a realização de uma agenda com formadores de opinião e com compradores que manifestaram interesse em conhecer os destinos brasileiros, o que deve contribuir significativamente para a entrada de turistas de negócios e para eventos no Brasil.
Em paralelo à realização da feira, foram realizados na Espanha, dois workshops (em Madrid e Barcelona) sobre produtos brasileiros para promover a nova rota, como fruto da atuação do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) da Espanha com a LATAM. As ações promocionais tiveram como objetivo enfatizar a diversificação de rotas e os produtos oferecidos pelo Brasil e a capilaridade da companhia aérea.
Segmento MICE – O Brasil tem obtido posição de relevância na realização de eventos internacionais associativos, com colocação entre os 10 primeiros países no mundo que mais sediam esse tipo de evento com rotatividade internacional, sendo o único da América Latina nessa condição, segundo a ICCA. No mais recente ranking, de 2014, o Brasil possui 291 eventos internacionais distribuídos entre 61 cidades brasileiras.
Pesquisa – Dados comprovam a importância que o segmento MICE tem para o turismo e como ele deve ser priorizado nas políticas de promoção do Brasil no mercado internacional. Os turistas de Negócios e Eventos gastam, em média, US$ 329,39 por dia no País, segundo a “Pesquisa de Impacto Econômico Dos Eventos Internacionais Realizados no Brasil”, feita pela Fundação Getúlio Vargas para a Embratur.
Esse valor é quatro vezes maior do que as despesas dos visitantes internacionais que visitam o país em viagens de Lazer. Com uma permanência média de sete noites no País, a maioria dos entrevistados informou que pretende retornar ao Brasil – 38% em no máximo dois anos. Para 74% dos entrevistados, a imagem do Brasil é positiva e 92% elogiaram a receptividade do povo brasileiro.
Frequência de vôos – Atualmente existem 43 frequências semanais de voos entre Espanha e Brasil, sendo 10 operadas pela LATAM Airlines. A Espanha é o 6º país na Europa que mais envia turistas para o Brasil. A maioria deles tem interesse por sol e praia, seguido de cultura, ecoturismo e aventura.