Atuação integrada busca aumentar o fluxo de turistas entre os dois países
Brasil e Portugal vão criar um grupo de trabalho para incrementar o fluxo turístico entre os dois países. A decisão dessa estratégia foi realizada nesta quinta-feira (03) em Lisboa, entre o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, o ministro do Turismo do Brasil, Henrique Eduardo Alves, o ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral, e a secretária de Estado de Turismo daquele país, Ana Mendes Godinho.
Uma das principais diretrizes será a intensificação de programas de capacitação profissional para diversas áreas turísticas. A idéia é aumentar o fluxo de brasileiros buscando aprimoramento profissional em Portugal, com forte apoio do governo brasileiro. Em áreas específicas onde o Brasil tem muito a oferecer aos lusitanos, deve ocorrer uma capacitação no sentido inverso. Uma das iniciativas é que portugueses, apoiados por seu governo, passarão a frequentar cursos de culinária brasileira.
"Nossa ligação é muito forte, temos a mesma raiz. A exemplo dos Estados Unidos e Reino Unido, Brasil e Portugal são mais do que parceiros. Aumentar o fluxo de viajantes entre os dois países é apenas uma parte do processo. É preciso interagir mais, trocando experiências e capacitando os profissionais para atender melhor os turistas", resumiu Lummertz, que está confiante nos resultados que certamente virão, após a decisão política de se fazer este acordo.
O fluxo turístico de Portugal em direção ao Brasil já foi mais intenso. Em 2005, por exemplo, mais de 350 mil portugueses visitaram o nosso país. Já em 2014, o número foi de 170 mil portugueses, de acordo com dados do Anuário Estatístico de Turismo, produzido pelo Ministério do Turismo. No entanto, as autoridades do setor envolvidas no processo acreditam que o cenário pode ser revertido num curto espaço de tempo.
A comitiva brasileira segue nesta quinta-feira (03) para Paris, onde estão marcadas reuniões com o Secretário para o Comércio Exterior e o Turismo da França, Matthias Fekl, com o embaixador do Brasil no país europeu, Paulo de Oliveira Campos, além de encontros com investidores estrangeiros. O destino seguinte será Berlim, onde o Brasil terá forte participação na ITB, reconhecida como fórum central para o marketing e a comunicação no turismo e maior feira de serviços, que acontece de 09 a 13 de março.
BTL Lisboa
Em Lisboa, o Brasil participa, até domingo (06), como país convidado da 28ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), maior feira do segmento em Portugal. Com um estande de 312m², a Embratur apresenta destinos, produtos e serviços que tornam o País uma das nações mais relevantes para o turismo mundial. A estratégia é ampliar o conhecimento sobre a diversidade da oferta turística brasileira e promover o Brasil como sede da Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016.