Capital baiana é revelada a italianos após press trip realizada pela Embratur, MRE, TAM e governo local
A cidade de Salvador (BA) recebeu destaque em reportagem de 11 minutos veiculada pelo programa Kilimanjiaro, com audiência de quatro milhões de telespectadores na RAI TV, maior emissora aberta da Itália. O vídeo é resultado de press trip realizada pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), com o Ministério das Relações Exteriores, TAM e o governo local.
Esta foi a segunda inserção, do total de seis, a serem apresentadas mensalmente até abril de 2016 em seção denominada "Destino: Brasil". O programa mostrou as origens e tradições africanas da capital soteropolitana, seu centro histórico representado pelo Pelourinho, sua culinária, sua arte, a batida de sua música, além de diversas possibilidades de passeios.
Em um segundo momento, o enfoque foi para áreas menos turísticas, ilustrando a vida cotidiana da população local em regiões como Itapuã, Ribeira e a comunidade hippie de Arembepe. Perto de Salvador, na Praia do Forte, destacou-se o projeto Tamar, pioneiro na preservação das tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção.
O presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, avaliou como muito expressiva a divulgação, uma vez que a Itália é o sétimo país que mais envia turistas para o Brasil. Prova desta importância foi a participação do Instituto, em setembro deste ano, na Expo Milão: “Fomos lá divulgar a Rio 2016 e reforçar o convite aos italianos que ainda não conhecem os nossos destinos, nossas belezas naturais, além da nossa hospitalidade, alegria e competência”, destacou Lummertz.