Com apoio da Embratur, USTOA enviou a blogueira Kelley Ferro para gravar cinco programas sobre os destinos brasileiros
Já dizia Toquinho, “é bom passar uma tarde em Itapuã, ao sol que arde em Itapuã, ouvindo o mar de Itapuã”. E foi exatamente assim que o presstrip organizado pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e a Associação dos Operadores de Turismo dos Estados Unidos (Ustoa) começou em Salvador, na Bahia. A blogueira Kelley Ferro, do programa Living Like a Local, e o fotojornalista Colin Roohan, da revista Afar, ambos dos Estados Unidos, conheceram um pouco da diversidade que o Brasil tem a oferecer em destinos como a Bahia e o Rio de Janeiro por meio do projeto Travel Together, que visa promover o País por meio de vídeos de experiências divulgados para 6,5 milhões de pessoas que viajam por meio dos operadores de turismo credenciados à USTOA.
Kelley Ferro é expert em viagens, vídeo jornalista e colaboradora do site Tripfilms.com. Já a Afar, revista focada em viagens de experiência conta com “Embaixadores” - formadores de opinião do setor de turismo - e fotógrafos como Colin Roohan que trabalham compartilhando sua visão durante viagens de experiência. Além de Salvador, o roteiro incluiu a Chapada Diamantina e a capital carioca. “Eu amei conhecer mais sobre o Brasil, sua alegria e suas danças. Ainda estou triste por ter que ir embora, queria ficar para sempre”, disse Ferro.
O grupo vivenciou experiências além do city tour convencional. Desbravaram as grutas, cavernas e cachoeiras da Chapada Diamantina, exploraram a arte da capoeira, a vida noturna do samba e a gastronomia de cada local. Entre acarajés, vatapás, feijoada, cocada, rodízio de churrasco, pão de queijo, tapioca e guaraná, a caipirinha ganhou o coração do fotojornalista Roohan. “Isso é o Brasil em um copo. Uma bebida deliciosa”, declarou.
Segundo o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, essa promoção diferenciada é o grande objetivo de ações como essa. “Quando atuamos junto com o mercado temos a possibilidade de mostrar que o Brasil é muito mais do que sol e praia, que temos uma cultura centenária incrível e que está pronta para encantar todos os nossos visitantes”, disse.
Mercado Norte-Americano - Os EUA é o 2º maior emissor de turistas ao Brasil. Em 2014, 656 mil turistas americanos visitaram o País. Atualmente, existem 256 freqüências semanais diretas, ligando 12 cidades dos Estados Unidos a 7 aeroportos em 6 cidades brasileiras, mostrando uma tendência de crescimento e expansão das regiões conectadas nesses países.
Somente a USTOA tem mais de 850 membros, incluindo os grandes operadores de turismo do mercado norte-americano, cias aéreas, locadoras de carros, empresas de cruzeiros, grupos hoteleiros, escritórios de turismo, entre outros. A associação foi fundada em 1972 por um pequeno grupo de operadores turísticos da Califórnia e em 1975 se tornou uma organização nacional.