A medida dá aos ministérios do Turismo, da Justiça e das Relações Exteriores a autorização de liberar vistos ao turista estrangeiro que vier ao Brasil no período dos Jogos Rio 2016
Turistas estrangeiros que ingressarem no Brasil até 18 de setembro de 2016 estarão isentos do visto brasileiro. O projeto de Lei 149/15, que determina essa dispensa, foi sancionado nesta terça-feira (24) pela presidente Dilma Rousseff. O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) comemorou a aprovação e destacou sua importância para o crescimento do turismo no País.
“O turismo brasileiro ganhará um grande impulso com o incremento do fluxo turístico no período da Olimpíada. Tenho certeza de que o Brasil atrairá mais visitantes e, com isso, ganhará força para incrementar a economia nacional”, declarou Vinícius Lummertz, presidente da Embratur. O foco do governo é atrair principalmente turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália.
A medida, que vai facilitar a entrada de atletas e turistas internacionais que desejarem vir ao Brasil para acompanhar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (25). Segundo estimativas do Ministério do Turismo, a medida deve aumentar em 20% no número de turistas internacionais esperados no País durante os meses de dispensa.
A decisão também foi exaltada pelo ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves: “A lei beneficia todas as atividades ligadas ao turismo, representa uma vitória para o setor e vai movimentar destinos de todo o País. O próximo passo agora é elaborar a portaria”, afirmou o ministro Henrique Alves, ao portal do Ministério do Turismo.
Serão beneficiados aqueles que estiverem no Brasil até 18 de setembro de 2016 (data final dos Jogos Paralímpicos), com prazo de estadia limitado a 90 dias, improrrogáveis, a contar da data de primeira entrada em território nacional. O visitante não precisará comprovar que possui ingressos para assistir a qualquer evento das modalidades desportivas dos Jogos Rio 2016.
Esforço conjunto – Desde que assumiu a Presidência da Embratur, Vinícius Lummertz tem defendido a dispensa do visto. Durante coletiva de imprensa na WTM Londres, realizada no começo de novembro, Lummertz, ao lado do ministro do Turismo, apresentou ampla defesa à isenção do visto para turistas estrangeiros.
“A aprovação dessa dispensa de visto é o início de um processo de ganho de competitividade para o turismo brasileiro. A queda da barreira do visto aliada ao bom momento do câmbio nos anima. Acredito que veremos uma Olimpíada como nunca antes realizada no mundo”, disse Lummertz.
Com informações do Ministério do Turismo