Construindo Uma Cidade Turistica

A+ A A-

Área do Centro de Eventos é apresentada a dirigentes do turismo

Avalie este item
(0 votos)
Moraes destacou a possibilidade de quadruplicar capacidade para feiras Moraes destacou a possibilidade de quadruplicar capacidade para feiras

O futuro Centro de Feiras e Convenções de Porto Alegre foi o tema do encontro realizado nessa segunda-feira, 8, pelo secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, com empresários do setor integrantes da diretoria do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia (SindPoa) e do Sindicato de Hotéis de Porto Alegre (SHPOA). O objetivo foi apresentar o andamento do projeto: uma das novidades é a área recentemente aprovada para a instalação do novo equipamento. Com quatro hectares, o terreno, de propriedade da prefeitura, é contíguo à Fiergs, na zona Norte, e foi uma das duas áreas pré-selecionadas em 2013 pelo município para receber a estrutura que ampliará a capacidade da cidade na captação de feiras e eventos de maior porte. A reunião contou com a presença do coordenador do Gabinete de Desenvolvimento e Assuntos Especiais (Gades), Edemar Tutikian, e o seu adjunto, Glênio Bohrer.

A outra opção de área, um terreno de 27 hectares localizado na avenida Bento Gonçalves, no bairro Partenon, foi descartada pelos técnicos de 12 secretarias

e órgãos do município que integram o Grupo de Trabalho criado em outubro de 2013 para acompanhar o projeto. Na decisão, pesou basicamente a topografia do terreno e os ajustes ambientais necessários, fatores que impactariam no custo da obra, inviabilizando o projeto. As avaliações técnicas da área foram iniciadas em janeiro deste ano, logo após a assinatura do contrato entre município e Caixa Econômica Federal, feita em dezembro de 2013, um ano depois de o Ministério do Turismo ter confirmado a destinação de R$ 60 milhões para a proposta de um centro de convenções para Porto Alegre apresentado pela Secretaria Municipal de Turismo. Os recursos foram disponibilizados em janeiro de 2013 por meio do PAC Turismo.

Mais capacidade - De acordo com Moraes, a partir a conclusão do estudo técnica da primeira área, ocorrida em abril, no mês seguinte foi retomado o estudo de uma nova alternativa. “A área vizinha à Fiergs permitirá triplicar e até quadruplicar a capacidade da cidade para feiras”, afirmou Moraes. A prioridade deverá ser a construção de três pavilhões que juntos somarão 30 mil metros quadrados. “Somados à estrutura existentes na Fiergs, a cidade passa a contar com quase 40 mil metros quadrados disponíveis para grandes feiras”, acrescentou. Reuniões com a Fiergs já foram realizadas tendo em vista a perspectiva de os dois equipamentos atuarem de forma independente mas também poderem ser integrados em uma só operação a partir de um modelo de gestão diferente, compartilhado.

“Há um consenso em torno da necessidade de mais um centro de convenções para a cidade, por isso temos que reunir esforços e apoiar a viabilização deste empreendimento que irá ampliar a competitividade de Porto Alegre no setor de grandes feiras e eventos, sejam nacionais ou internacionais”, afirmou o presidente do SHOA, Carlos Henrique Schmidt. Nos próximos dias o GT Centro de Convenções fará o reconhecimento da área que embasará as diretrizes técnicas que cada secretaria envolvida acrescentará ao termo de referência do projeto, em fase de conclusão. A etapa seguinte será o lançamento do edital para contratar o estudo de viabilidade socioeconômico e ambiental e o projeto básico de arquitetura e engenharia. Esta etapa deverá ser concluída entre 9 e 12 meses para, depois ser contratada a implantação do equipamento, a partir de 2016. O GT é integrado por técnicos da SMTUR, Smam, Smov, Smurb, SMF, SMPEO, SMGL, EPTC, SMC, SMGES e Demhab.

Entre para postar comentários

Facebook

Visit the new site http://lbetting.co.uk/ for a ladbrokes review.

5.png0.png0.png1.png8.png4.png

Copyright © 2014 - Construindo Uma Cidade Turistica - Todos os direitos reservados